Fone: 11 4591-1989
COBERTURA – As coberturas são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas. Em síntese, as coberturas devem preencher as seguintes condições:
a) funções utilitárias: impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico;
b) funções estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração;
c) funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.
COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO – O coeficiente de aproveitamento é o resultado da razão entre a área total construída, exceto subsolo, estacionamento no pavimento térreo, bem como piscinas e a área do terreno por ela utilizado.
COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO MÁXIMO – O coeficiente de aproveitamento máximo é o resultado máximo admissível obtido pela razão entre a área total construída, exceto subsolo, estacionamento no pavimento térreo, bem como piscinas e a área do terreno por ela utilizado, outorgado onerosamente.
COEFICIENTE DE OCUPAÇÃO – Coeficiente de ocupação é o percentual do lote ou gleba destinado à edificação, obtido pela razão entre área total ocupada pelas edificações , exceto subsolo bem como piscina, e a área total do lote ou gleba.
COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE – Coeficiente de permeabilidade é o percentual do terreno que não é impermeabilizado. É obtido pela razão entre a área permeável e a área total do lote ou gleba.
COLETOR PREDIAL – Coletor predial é a tubulação do trecho final de ligação entre a última caixa de inspeção e o coletor público.
COLUNA – Uma coluna é um elemento arquitetônico destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura (arco, arquitrave, abóbada) transmitindo-as à fundação. Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto e de secção quadrada, (o que poderia corresponder genericamente ao fuste da coluna). A coluna costuma ser caracterizada por uma estrutura mais esbelta e esguia em prumo (tradicionalmente de secção cilíndrica podendo também ser poligonal) e que acarreta um significado histórico, decorativo e simbólico mais acentuado. Os materiais de construção podem variar entre a pedra, alvenaria, madeira, metal ou mesmo tijolo atingindo-se uma grande variedade formal e decorativa que se pode observar desde a antiguidade. Genericamente se diz do pilar com seção redonda.
COLUNAS DE DISTRIBUIÇÃO – Colunas de distribuição são as tubulações que partindo do Barrilete desenvolvem-se verticalmente alimentando os ramais.
CONCRETO – O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.
CONCRETO ARMADO – É o concreto que recebe uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.