Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – P


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

PADRÃO DE ENTRADA DE ÁGUA – Padrão de entrada de água é o mesmo que cavalete de água.

PADRÃO DE ENTRADA DE ENERGIA – Padrão de Entrada é a instalação compreendendo ramal de entrada, poste particular ou pontalete, caixas, proteção, aterramento e ferragens, de responsabilidade do cliente, preparada de forma a permitir a ligação de uma unidade consumidora à rede da CPFL.

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS – Paginação de pisos e revestimentos é o mesmo que projeto de paginação de pisos e revestimentos.

PAISAGISMO – Paisagismo é o estudo da preparação e da composição de espécies vegetais em complemento à arquitetura, composto pelo projeto paisagístico.

PARA-RAIOS – Os Para-raios têm como finalidade proteger edifícios ou uma estrutura e o respectivo conteúdo contra os efeitos perniciosos das descargas atmosféricas. A principal função dos Para-raios é interceptar, conduzir e dispersar na massa condutora da terra as descargas provenientes das nuvens de tempestades, impedindo: o aparecimento de diferenças de potenciais perigosos no interior do volume protegido; evitando o aparecimento de diferenças de potenciais perigosos, de modo a eliminar o aparecimento de arcos ou aquecimentos susceptíveis de provocar incêndios ou quaisquer danos em pessoas ou objetos vizinhos, dentro e fora do volume protegido. Existem diversos tipos de sistema de proteção de para-raios que deverão ser adequados às necessidades do cliente e do imóvel. O raio de ação define o tipo de sistemas: para-raios tipo – Ponta de Franklin, para um raio de ação inferior a 10 metros ou quando este tipo de sistema é exigido, comum em: moradias, pequenos edifícios de habitação; para-raios piezo eléctrico tipo “SAINT-ELME“ para um raio de ação até 110 metros ou quando este tipo de sistema é exigido., comum em todo o tipo de imóveis; para-raios malha ou gaiola de Faraday, quando é exigido um elevado grau de proteção, comum em imóveis com uso de elevada criticidade para as populações.

PARCELAMENTO DO SOLO – Parcelamento do solo é a subdivisão de terras, em unidades juridicamente independentes, dotadas de individualidade própria, destinadas à edificação e concebida nas formas de desdobro, desmembramento ou loteamento.

PAREDE – Uma parede é um elemento arquitetônico cuja função é a divisão ou vedação dos espaços. Pode também ser usada para resistir a esforços verticais, neste caso, chamada de parede estrutural. As paredes podem ser de tijolos, gesso (Dry-wall), concreto, pedra, barro ou algum outro elemento que permita resistência a construção. Normalmente, paredes de gesso têm por função específica apenas a divisão interna de ambientes.

PASSEIO – Passeio é a calçada ou parte da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres.

PÁTINA – A pátina confere a parede ou ao móvel um aspecto envelhecido, estriado numa única cor ou mesclado.

PAVIMENTAÇÃO – Pavimentação em engenharia é a camada constituída por um ou mais materiais que se coloca sobre o terreno natural ou terraplenado, para aumentar sua resistência e servir para a circulação de pessoas ou veículos. Entre os materiais utilizados na pavimentação urbana, industrial ou rodoviária estão os solos com maior capacidade de suporte, os materiais rochosos, como pedras britadas, o concreto de cimento Portland e o concreto asfáltico.

PAVIMENTO – Pavimento é o conjunto de compartimentos situados no mesmo nível da edificação, inclusive o térreo.

PAVIMENTO TÉRREO – Pavimento térreo é o pavimento pelo qual se dá o acesso principal da edificação ao logradouro público.

< Anterior | Próximo >