Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – R


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

RALO DE FUNDO DE UMA PISCINA – O dreno ou ralo de fundo deve ser conectado à tubulação de sucção da bomba hidráulica. A água que flui através do dreno arrasta toda a sujeira que tende a se depositar na parte mais profunda do tanque. Ele também permite a drenagem total da piscina para fins de manutenção.

RALO SIFONADO – Ralo sifonado é o mesmo que caixa sifonada.

RAMAIS – Ramais são as tubulações derivadas das colunas de distribuição e destinadas a alimentar os sub-ramais.

RAMAL DE DESCARGA – Ramal de descarga é a tubulação que recebe efluente diretamente dos aparelhos sanitários sendo, portanto, uma tubulação secundária de esgoto, com exceção do ramal de descarga das bacias sanitárias, o qual pode ser considerado como tubulação primária de esgotos.

RAMAL DE ENTRADA PREDIAL – É o trecho executado pela Concessionária pública ou privada, ligando a rede até o cavalete, mediante requerimento do proprietário da edificação.

RAMAL DE ESGOTO – Ramal de esgoto é a tubulação destinada a receber efluentes dos ramais de descarga, a parir das caixas sifonadas sendo, portanto, uma tubulação primária de esgoto.

REBOCO – Reboco, quando existe, é constituído por uma fina camada de argamassa aplicada sobre o emboço, podendo representar o acabamento final ou ainda servir de substrato para a aplicação deste.

REBOQUE – Reboque é o mesmo que massa única.

RECUO – O recuo ou afastamento se refere às distâncias entre as faces da construção e os limites do lote ou terreno.

RECUO DE FUNDO – Recuo de fundo é a distancia entre o limite externo da área ocupada por edificação e a divisa do fundo do lote ou gleba.

RECUO FRONTAL – Recuo frontal é a distancia entre o limite externo da área ocupada por edificação e a divisa frontal do lote ou gleba.

RECUO LATERAL- Recuo lateral é a distancia entre o limite externo da área ocupada por edificação e as divisas laterais do lote ou gleba.

REFLETOR – Refletor, como o nome diz é um refletor de luz forte que abrange uma área ampla. É uma luminária de função técnica utilizada em fachadas, como elemento de segurança e em jardins.

REFLETORES SUBAQUÁTICOS – Os refletores subaquáticos para piscinas devem ser especificamente construídos para essa aplicação, devendo operar com extra-baixa tensão de segurança de12 V, proveniente de fonte de segurança e ser totalmente estanques, com grau de proteção IPX8. Os refletores subaquáticos além de permitirem a utilização da piscina no período noturno têm também caráter decorativo, pois um reservatório de água bem iluminado proporciona um espetáculo de rara beleza. São instalados na parede do tanque, devendo ser capazes de distribuir a luz uniformemente, sem produzir zonas com sombras, e não ofuscar as pessoas que estejam na área circundante ao tanque. Normalmente o número de refletores é calculado para proporcionar um mínimo de 5 W/m² de superfície para piscinas residenciais privativas e 10 W/m²de superfície para piscinas públicas e semipúblicas. Os refletores possuem lâmpadas de quartzo halogêneo de 115 W de potência, alimentadas com tensão de 12 V. Devem ser instalados com transformadores de segurança, caixas de ligação e eletrodutos em total conformidade do com a Norma NBR 5410. O circuito de alimentação do transformador deverá conter um dispositivo DR de alta sensibilidade (corrente diferencial-residual nominal não superior a 30 mA).

REFORMA – Reforma é a intervenção em uma edificação que é originada por um desejo de mudança parcial ou radical, ou muitas vezes exigências para aumentar ou reorganizar um ambiente. Não envolve o aumento da área construída, mas pode ou não afetar a estrutura da moradia.

< Anterior | Próximo >