Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – T


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

TINTA EPOXI – A tinta Epóxi é uma tinta resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. É ideal para pintura de banheiros, pisos, azulejos. Existem versões do epóxi à base de solventes ou à base de água. É um produto mais difícil de ser aplicado e por isso, requer ajuda profissional.

TINTA ISOLANTE TÉRMICO – A tinta isolante térmica é indicada principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento flexível e resistente, à base de água, que incorpora em sua formulação polímeros acrílicos combinados com microesferas de cerâmica, que refletem a maior parte da irradiação solar. Usadas em lajes, telhados, caixas d’água e paredes.

TINTA LATEX – Tinta látex, Látex ou PVA é a tinta feita à base de água, geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa lavabilidade, ou seja, não resiste à limpeza constante.

TINTA LAVÁVEL- As tintas laváveis têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

TINTA MAGNÉTICA – A tinta magnética é uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs.

TINTA PVA – Tinta PVA é o mesmo que tinta látex.

TINTA SEM CHEIRO – As tintas sem cheiro são produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos e externos.

TOALETE – O mesmo que banheiro.

TOMADA – Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece a eletricidade principal a um plugue macho conectado a ela. As mais comuns têm dois terminais, utilizados em circuitos monofásicos ou bifásicos, um para a fase e outro para o neutro (no caso de monofásico) ou um para cada fase (no caso de bifásico), e algumas também têm um terceiro, denominado “ligação de terra” ou simplesmente “terra”. Existem também outras tomadas com mais terminais, de 3 (corrente trifásica), 4 ou mais, normalmente para uso na indústria.

TORNEIRA – A torneira é uma válvula simples que se destina a regular ou deter o fluxo de um fluido. Nas habitações a torneira libera ou impede a saída da água em banheiros, cozinhas, área de serviço, etc.

TORNEIRA DE BOIA – Torneira de boia é o registro comandado por boia, para instalação na alimentação do reservatório predial, destinado a interromper a entrada de água quando atingir o nível operacional máximo previsto do reservatório.

TORNEIRA ELÉTRICA – Torneira elétrica é uma torneira que além do dispositivo da torneira propriamente dito, possuem um aquecedor de água ligado à rede elétrica, proporcionando água quente.

< Anterior | Próximo >