Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – V


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

VERGA – Verga é a peça de concreto ou madeira colocada sobre vãos de portas e janelas que apoia a continuação da parede.

VERNIZ – Verniz são produtos fabricados a partir de solvente que oferecem proteção a superfícies de madeira. Costumam ser transparentes, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Mas há também vernizes pigmentados e com acabamentos especiais que simulam a cor de madeiras nobres. Assim como os esmaltes, também existem alguns vernizes à base de água. Os vernizes formam uma película protetora que impede a absorção de água. Verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho. Sua formulação tradicional contém óleo secante, resinas e um solvente como aguarrás, mas modernamente são utilizados também derivados de petróleo como poliuretano ou epóxi. Em oposição às tintas, verniz não contém pigmento para ressaltar a textura ou cor natural. É utilizado também como última camada sobre pintura, para proteção e efeito de profundidade. Aplicada como um líquido, com um pincel ou pulverizador, forma uma película ao secar em contato com o ar.

VIDRO – Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica. Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super-resfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3). Entre os mais procurados estão os comuns (lisos e transparentes), jateados, canelados, aramados, gravados, bisotados, temperados e laminados.

VIDRO ARAMADO – O vidro aramado pertence à família dos vidros-fantasia, da qual fazem parte todos os translúcidos. Tem espessuras que variam entre 6 e 8 mm. Possui uma tela de arame por dentro, o que lhe dá uma aparência quadriculada e o torna mais resistente. É encontrada na cor Amarela e Incolor.

VIDRO BISOTADO – O vidro bisotado apresenta um chanfro em toda a sua borda. Tal trabalho é executado em qualquer tipo de espelho ou vidro-exceto o temperado e possui espessuras a partir de 3 mm. É vendido por m2. Seus usos mais comuns são em tampos de mesa, portas de entrada, divisórias de ambientes e janelas.

VIDRO CANELADO – O vidro canelado é um vidro cuja textura apresenta alto e baixo-relevo. Sua parte mais espessa tem 4 mm de altura. É encontrado nas cores bronze, fumê e incolor. Vendido por m² ou em múltiplos de 5 e 5 cm. Usados em banheiros, divisória de ambientes, janelas e locais onde se quer ter privacidade e boa iluminação natural.

< Anterior | Próximo >