Fone: 11 4591-1989
ALÇAPÃO – Alçapão é a portinhola no piso ou no forro que dá acesso a adegas ou sótãos.
ALIMENTADOR PREDIAL DE ÁGUA – É o trecho a partir do final do ramal predial até desconexão (saída de água), junto ao reservatório inferior ou superior, se for o caso. Este ponto é chamado de ponto de suprimento.
ALPENDRE – O alpendre ou marquise é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa. Também costuma ser imaginado tradicionalmente como um corredor envolto de um lado por uma parede e do outro por uma arcada (de forma semelhante a um claustro) ou por uma sequencia de pilares ou colunas.
ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO – Alvará de construção é o documento emitido pela autoridade municipal onde a construção está localizada, que licencia a execução da obra, para sua obtenção existem uma série de exigências a serem cumpridas, como entrega de jogo de plantas devidamente assinadas pelos: engenheiro e proprietário.
ALVENARIA – Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos: de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras. Podem ser: estrutural ou de vedação.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO – A Alvenaria quando é dimensionada apenas para resistir ao seu peso próprio, é chamada “alvenaria de vedação”, convencional ou não portantes. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, elementos encarregados de receber o peso da obra. Por outro lado, na alvenaria estrutural esses elementos são desnecessários, pois as paredes, chamadas portantes, distribuem a carga uniformemente ao longo dos alicerces.
ALVENARIA ESTRUTURAL – Alvenaria Estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual as paredes são elementos portantes, composto por unidades de alvenaria unidas por juntas de argamassa capazes de resistir a outras cargas, além de seu peso próprio. É o oposto da alvenaria tradicional, projetada e construída empiricamente. A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que as paredes e as lajes enrijecedoras funcionam estruturalmente em substituição aos pilares e vigas utilizados nos processos construtivos tradicionais, sendo dimensionado segundo cálculos racionais e de confiabilidade determinável. As paredes funcionam ao mesmo tempo estruturalmente e como vedação, o que proporciona maior simplicidade construtiva. Além de suas funções estruturais, a alvenaria estrutural tem a propriedade de resistir a impactos, garantir a vedação, estanqueidade e conforto térmico e acústico. Podem ser armadas ou não.
AMARRAÇÃO – Amarração é a forma de disposição dos materiais de construção de modo a formarem um todo único e estável. O termo é aplicado principalmente para tijolos e blocos em paredes. Existem diversas arranjos de amarração.