Fone: 11 4591-1989
CONDOMÍNIO – O condomínio (em latim: condominium) ocorre quando existe um domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem. Tecnicamente, e segundo a legislação brasileira, expressa que a ideia do direito exercido por mais de uma pessoa sobre o mesmo objeto. No Brasil tem-se o condomínio, quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes. Sendo assim, o poder jurídico atribuído a todos na sua integralidade. Cada condômino tem assegurada uma fração, ou quota da coisa.
CONDOMÍNIO FECHADO – Os condomínios fechados são uma forma de desenvolvimento imobiliário ou de comunidades residenciais em que o acesso de pessoas e de veículos é restrito. São normalmente caracterizados por serem compostos de poucas ruas ou edifícios residenciais, murados e munidos de amenidades. Pequenos condomínios podem contar com apenas uma área comum para os seus moradores, em contraste com os grandes condomínios, que podem possuir uma infraestrutura tão complexa que faz com que seus moradores sejam independentes de contato externo.
CONDOMÍNIO HORIZONTAL – Não há uma definição legal do chamado “condomínio horizontal”. Tal expressão é utilizada, no entanto, para designar o empreendimento imobiliário que, sem promover um parcelamento formal, divide uma gleba em vários terrenos, que passam a ser alienados como unidades autônomas. O regime jurídico adotado pode ser o do condomínio em edificações ou o do condomínio ordinário.
CONDUITE – Conduite é um conduto elétrico, ou eletroduto (no Brasil, especialmente quando flexível, popularmente é chamado de conduite, termo oriundo do inglês conduit), é um sistema de tubulação elétrica usada para proteção e direcionamento de fiação elétrica (os verdadeiros condutores de corrente elétrica).
CONDUTOR DE ÁGUAS PLUVIAIS – Condutor de águas pluviais é a tubulação vertical ou horizontal que recebe as águas coletadas das calhas e as transporta até o nível do chão.
CONDUTOR ELÉTRICO – Condutor elétrico é o produto metálico, geralmente de forma cilíndrica e de comprimento muito maior qu a sua dimensão transversal, utilizado para transportar energia elétrica ou transmitir sinais elétricos. Os condutores ‘’elementares ‘’ são os fios e as barras.
CONECTOR – Conector é a peça que estabelece ligações elétricas ou eletrônicas entre dois dispositivos.
CONEXÃO – O termo conexão, que em seu sentido mais amplo pode significar ligação, na construção civil diz-se da peça que liga dois tubos ou fios.
CONSTRUÇÃO – A construção é a execução do projeto previamente elaborado, seja de uma edificação ou de uma obra de arte, que são obras de maior porte destinadas a infraestrutura como pontes, viadutos ou túneis. É a execução de todas as etapas do projeto da fundação ao acabamento. Consistem em construir o que consta em projeto, respeitando as técnicas construtivas e as normas técnicas vigentes.
CONSTRUÇÃO CIVIL – Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.