Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – C


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

CONSTRUTORA – Uma construtora é um tipo de empresa que se dedica à construção civil, executando obras e edificações, também desenvolve projetos e orçamentos.

CONTATOR – Contator é um dispositivo de manobra (mecânico) de operação não manual (geralmente eletromagnética), que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais de circuito, inclusive sobrecargas.

CONTRAMARCO – Contramarco é um quadro que serve de gabarito para fixar o caixilho.

CONTRAPISO – Contrapiso é a camada, com cerca de 3 a 5 centímetros de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento.

CONTRATO – Um contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. Entre outros pode ser CONTRATO DE COMPRA E VENDA e CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

CONTRATO DE COMPRA E VENDA – Contrato de compra e venda é o contrato através do qual duas partes confirmam a transmissão da propriedade de uma coisa ou direito, mediante o pagamento de um preço, na forma e nas condições acordadas.

CONTRATO DE EMPREITADA – O contrato de empreitada, também chamado de contrato de obra, deve conter nome e qualificação de quem contrata e de quem é contratado, a descrição do que será feito, preço do serviço e prazo, penalidades, pagamento, hipóteses de rescisão, garantias e eventuais condições gerais estabelecidas entre as partes.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – O contrato de prestação de serviços é um documento que garante os direitos e deveres ao trabalhador da construção e a quem o contrata. Além de trazer especificações sobre o serviço a ser executado, nele estão os procedimentos a serem adotados em caso de qualquer item não previsto.

CONTRAVERGA – Contraverga é a viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissuração da parede.

CORRIMÃO – Corrimão é o apoio para a mão colocado ao longo das escadas.

CORTE NO TERRENO – Corte ou desmonte é a retirada de terra para a formação de plataformas horizontais que receberão a edificação.

COTA – Cota é toda e qualquer medida expressa em plantas.

CPVC – O CPVC é um termoplástico semelhante ao PVC, porém com maior percentual de cloro, o policloreto de vinila clorado. Apresenta vida útil longa, baixo coeficiente de dilatação e baixa condutividade térmica, o que dispensa o uso de isolamento térmico. Utilizado para tubulações de água quente.

CREA – CREA é a abreviação de Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que nada mais é que um conselho de fiscalização do exercício profissional das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia. São diversos os conselhos em todo o Brasil, cada um representando um Estado em específico, como o CREA-SP, que administra o Estado do São Paulo, e o CREA-RJ, responsável pelo Estado do Rio de Janeiro.

CUMEEIRA – Cumeeira é a aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.

< Anterior | Próximo >