Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – M


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

MADEIRA – Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas), nos forros e pisos. Em muitos municípios a emissão do alvará de licença para construção civil fica condicionada à declaração do profissional responsável pela obra, atestando a utilização de produtos e subprodutos de madeira de procedência legal, decorrente de desmatamento autorizado ou de manejo florestal aprovado por órgão ambiental integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Nestes municípios a lei é válida para: obras, reformas, ampliações e demolições, parciais ou totais. Assim o responsável técnico pelo empreendimento deverá manter no local, durante e após a obra, notas fiscais expedidas com a discriminação da madeira, como quantidade, número do Documento de Origem Florestal (DOF), emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), além de guias florestais e outros documentos de controle. Em outros municípios a emissão do habite-se é condicionada a apresentação pelo proprietário de documento obtido junto ao fornecedor de que a madeira utilizada é certificada.

MANUTENÇÃO – Manutenção é a intervenção em uma edificação que é necessária para que o imóvel permaneça em boas condições. Não envolve o aumento da área construída. Pode se preventiva ou corretiva. Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva.

MÃO DE OBRA – O termo mão de obra tradicionalmente designa o trabalho manual empregado diretamente na produção industrial. Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta de mão de obra indireta. A mão de obra direta é aquela em que o trabalho do empregado está resultando diretamente na fabricação de um bem ou serviço; a mão de obra indireta é a que o trabalho é realizado em atividades de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, supervisão, limpeza ou vigilância.

MAQUETE ELETRÔNICA – Maquete eletrônica, também conhecida por maquete digital ou virtual, é a simulação volumétrica de um desenho industrial ou projeto arquitetônico/urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando modelagem tridimensional. Geralmente é criada por arquitetos, designers, ou desenhistas utilizando um software de modelagem 3D. Apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemáticos, detalhados ou foto-realística.

MÁRMORE – Comercialmente são classificadas como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico. Dessa forma, possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam rentáveis na indústria de rochas ornamentais. Utlizadas entre outros usos para bancadas, pias de cozinha e soleiras.

MARQUISE – O mesmo que alpendre.

MASSA ACRÍLICA – A massa acrílica é um produto à base de resina acrílica formulada para corrigir, uniformizar e preparar superfícies externas e internas de concreto ou reboco, proporcionando um acabamento liso e delicado.

MASSA CORRIDA – A massa corrida é composta de acetato de polivinilico PVA um produto não muito resistente à temperatura e umidade ainda mais quando misturado com outros produtos mais consistentes que são adicionados na massa corrida. Então se tratando de cobertura para área interna para paredes usar sempre massa corrida. Para cobertura de paredes externas e internas com ambientes úmidos sempre massa acrílica.

< Anterior | Próximo >