Fone: 11 4591-1989
PISCINA – Uma piscina (do latim piscina, derivado de piscis “peixe”) é um tanque de água próprio para natação, mergulhos, saltos ornamentais e outras práticas desportivas, como polo aquático e hidroginástica, ou simplesmente para recreação. Geralmente é equipada com uma estação de tratamento de água própria para piscinas. Existem várias maneiras de executar ou instalar uma piscina. As piscinas construídas in loco (de concreto ou alvenaria estrutural) e as pré-fabricadas (de fibra e vinil).
PISCINA DE ALVENARIA – Piscina de alvenaria estrutural, também chamada de piscina de azulejos, é muito confundida com a piscina de concreto armado. Porém trata-se de construções bem diferentes sendo que a principal diferença entre a piscina de alvenaria e a piscina de concreto armado é justamente a estrutura. A estrutura de uma piscina de alvenaria é formada por uma laje de fundo e por uma parede composta por blocos, vigas e colunas. O acabamento começa pela impermeabilização da estrutura e logo em seguida é aplicado o revestimento que pode ser idêntico ao utilizado na piscina de concreto armado: azulejo, pastilha, película de PVC, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, mosaicos, fulget, Cristal Pool, entre outros. É dessa semelhança que surge a confusão entre os dois modelos construtivos.
PISCINA DE AZULEJO – Piscina de azulejo é a piscina cujo revestimento é o azulejo. Ela pode ser de concreto ou alvenaria estrutural. Comumente a piscina de alvenaria estrutural é chamada de piscina de azulejo.
PISCINA DE CONCRETO – A estrutura da piscina de concreto armado é executada com uma forma externa, uma malha de ferro dupla no piso, parede e borda, e uma forma interna. O espaço entre a forma interna e a forma externa, assim como o fundo e a borda são preenchidos com concreto usinado formando uma peça única, com espessura média que varia entre 12 a 15 cm. A estrutura da piscina é impermeabilizada e recebe o acabamento tornando-se então uma piscina de azulejo ou uma piscina de pastilha ou ainda uma piscina de vinil já que esses materiais servem apenas como revestimento. A piscina de concreto aramado também pode receber pintura epóxi, aplicação de pedras, mosaicos, fulget, Cristal Pool, manta de PVC, entre outros acabamentos.
PISCINA DE FIBRA – Piscinas de fibra de vidro são feitas de material de resina de poliéster, o que garante maior resistência de reforço e um bom suporte. A maioria das piscinas de fibra de vidro tem uma superfície lisa, são resistentes à corrosão. A diferença entre piscinas de fibra em relação às piscinas de vinil, alvenaria e concreto armado é que ela é autoportante, ou seja, não necessita de estrutura, pois o casco da piscina manterá a forma uma vez que ela tenha sido instalada corretamente no solo e que se mantenha cheia de água.
PISCINA DE VINIL – As piscinas de vinil são construídas basicamente de uma estrutura de alvenaria revestida por um bolsão de vinil fabricado sob medida. Acessórios e equipamentos podem ser acoplados, sem perda de desempenho.
PISO – Piso é a base de qualquer construção. Onde se apoia o contrapiso.
PLACA DE OBRA – Placa de obra é o instrumento padronizado obrigatório que serve para que os órgãos fiscalizadores observem quem é o responsável por cada tipo de serviço contratado, no Brasil é obrigatório o recolhimento de taxa no CREA da Região desse mesmo profissional, podendo sofrer advertência e multa no caso de inexistência desta.
PLAFON – Plafon é a luminária instalada próxima ao teto, usada como peça central no ambiente. Há dois tipos de efeitos produzidos por essa peça conforme o material de confecção produz efeito de luz indireta que é irradiada diretamente no teto reflete no ambiente dando um resultado de luz agradável, e há também o plafon de luz difusa confeccionado com vidro, que espalha a luz por todo ambiente deixando-o iluminado por completo sem nenhum efeito de sombra.