Fone: 11 4591-1989

Dicionário da Construção – T


A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W

< Anterior | Próximo >

TIJOLINHO À VISTA – Tijolinho à vista ;e o mesmo que tijolo aparente.
TIJOLO – Tijolo é uma peça de barro cozido usada na alvenaria. Tem forma de paralelepípedo retangular com espessura igual a metade da largura, que, por sua vez, é igual a metade do comprimento. Os tijolos laminados são produzidos industrialmente. Existe também o tijolo cru ( adobe ), o tijolo de cunha forma destinada à construção de arcos, tijolo furado ( o nome já define ), tijolo refratário com argila pura ou componentes refratários.
TIJOLO APARENTE – Existem dois tipos de paredes com tijolo a vista. A parede que é erguida realmente com tijolo a vista e a parede que é erguida com tijolo comum, mas, que é coberta em uma das faces com bloquetes de tijolo a vista. As vantagens são muitas, conforto térmico, conforto acústico, durabilidade, estética, etc. As desvantagens são: custo, necessidade de mão de obra especializada, manutenção com impermeabilizante e hidrofugante.
TINTA – Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a um substrato se converte num filme sólido opaco. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objetos ou superfícies. A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objetos. Usa-se para produzir arte; na indústria: estruturas metálicas, produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos; como proteção anticorrosiva; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas; um grande número de aplicações atuais e futuras, como frascos utilizados para perfumes e maquiagens. Os tipos de tintas mais utilizados na construção civil são: à cal, látex ou PVA, acrílica, emborrachadas, laváveis, sem cheiro, EPOXI, acústica, isolante térmica e magnética. Também existem os: verniz, esmalte, à óleo.
TINTA À CAL – Tinta à cal é uma tinta muito barata e de fácil aplicação, mas não é lavável. Ela é usada em muros e paredes externas
TINTA À ÓLEO – A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento muito bonito, que pode ser fosco ou brilhante. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como as que são aplicadas nos móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo, portanto, um protetor muito bom para materiais como madeira e ferro.
TINTA ACRÍLICA – A tinta acrílica também é uma tinta feita à base de água. É indicada para pinturas internas e externas. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento:- Fosco: menos resistente à limpeza, no entanto, ressalta menos as imperfeições da parede. – Semibrilho: tem um pouco de brilho e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca. Devido ao brilho que possui, destaca mais as imperfeições da parede. – Acetinada: confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.
TINTA ACÚSTICA – A tinta acústica é projetada para uso em telha de teto acústico, essa tinta dá uma cobertura sem prejudicar as qualidades acústicas da telha. Ela pode ser aplicada com um rolo, mas um spray é mais eficiente e é menos provável que afete as propriedades da telha de abafar o som.
TINTA EMBORRACHADA – As tintas emborrachadas são indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa pela mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade e da ação da chuva e do sol. É a mais indicada para fachadas e muros.

< Anterior | Próximo >